AS NOTÍCIAS DAS TELENOVELAS DA GLOBO NAS REVISTAS PORTUGUESAS "MARIA", "TV GUIA" e "JOGOS DE RÁDIO"

 

 

Osvaldo Meira Trigueiro, Universidade Federal da Paraíba

 

 

1994

 

I. AS TELENOVELAS COMO UM NEGÓCIO DA CHINA

 

Nos últimos dez anos estamos desenvolvendo estudos sobre a recepção da programação televisiva em determinados grupos sociais, especialmente em comunidades rurais e urbanas no Estado da Paraíba, no Nordeste brasileiro.

Nos anos 60, o rádio teve grande penetração nas áreas rurais passando a ser um dos mais importantes veículos de comunicação superando, inclusive, a questão do fator tempo e o analfabetismo, que tem índices bastante altos na região nordestina.

Atualmente é a televisão que vem ganhando espaços significativos nesta região. Sua penetração nos mais longínquos locais do interior do Nordeste, onde a grande maioria da sua população usa as experiências dos seus antepassados nas suas práticas cotidianas, que são transmitidas através da oralidade. Com a chegada da televisão, essas práticas tradicionais passam a conviver com os novos valores produzidos por uma outra sociedade e que são veiculados pelos meios de comunicação de massa.

O rádio e a televisão são dois poderosos instrumentos de difusão da indústria cultural e com forte influência na formação da população brasileira e que penetram nas manifestações culturais locais com os seus novos valores sociais.

As  telenovelas são programas de grande audiência da televisão brasileira e têm contribuído em muito para uma série de mudanças nos hábitos da população do país. A telenovela das dezenove horas, que coincide geralmente com o horário do jantar da grande parte dos brasileiros e que estão fazendo as suas refeições diante do televisor, "com um olho na mesa e outro na TV ". É comum se marcar os encontros para antes ou depois das telenovelas, visitas no horário das telenovelas são incômodas e muitas outras modificações ocorreram depois que a televisão se estabeleceu como o mais importante veículo de informação e de entretenimento no Brasil.

A Rede Globo, é a emissora de maior penetração no país e Conseqüentemente tem maior audiência de público. São mais de 20 horas de programação diária, com uma rede de 85 emissoras e retransmissorasespalhadas pelo país, com uma audiência média de 80 milhões de telespectadores e com a maior fatia do mercado publicitário. É sem duvida alguma a rede de televisão que tem nas suas telenovelas, o responsável por grande parte dos seus lucros e por uma série de costumes e modas que influenciam o cotidiano dos brasileiros. (1)

Este gênero de ficção já está incorporado aos padrões culturais da sociedade brasileira, não podendo deixar de ser estudado como um produto de consumo cultural e analisado de um ponto de vista mais " sociológico do que estético ", como afirma Fadul. A Rede Globo é responsável por 37% das telenovelas produzidas no Brasil. (2)

As telenovelas têm uma audiência diária de 40 milhões de telespectadores, porém em determinadas situações chegam a ultrapassar os 50 milhões como foi o caso da telenovela Roque Santeiro que teve uma audiência de 75%, significa que 60 milhões de pessoas assistiram a telenovela. Dancing Days; com 64% e Pai Herói com 65%, isso só para citar algumas das mais destacáveis. (3)

 

 

 

 

II. A VOLTA AO MUNDO PELAS TELENOVELAS DA GLOBO

 

 

As telenovelas da Rede Globo não influenciam apenas o comportamento dos brasileiros. Estão influenciando nos costumes dos habitantes de vários países da Europa, África e da América Latina. Sentindo a necessidade de conquistar o mercado exterior a RGT cria a sua Divisão Internacional com o objetivo de comercializar os seus programas para o mercado de exportação, principalmente as telenovelas que são responsáveis por cerca de 95% desse mercado.

Atualmente  mais de 120 países  compram programas da emissora. A telenovela Escrava Isaura, que já foi vendida para 67 países é uma das mais exibidas em todo mundo e obteve audiência recorde na China, Polônia e em Cuba. Sinhá Moça em 56 países; A Sucessora em 34 países; Dancin Days em 44 países; Baila Comigo em 38 países.(4)

A telenovela "Gabriela" foi grande sucesso de audiência na Rádio e Televisão Portuguesa-RTP, em 1975 abrindo as portas da RGT para o mercado de exportação da sua produção. A aceitação das telenovelas foi tão favorável em Portugal que gerou, nos primeiros momentos uma preocupação na classe artística lusitana com relação a invasão desse novo produto cultural. As telenovelas brasileiras estavam ocupando os espaços de trabalho dos produtores e atores portugueses.

A reboque das telenovelas, passaram a ser mais freqüentes as apresentações de peças de teatro com os atores "globais", assim como espetáculos de Shows musicais com cantores das trilhas sonoras de sucesso das telenovelas.

A ensaísta e professora universitária portuguesa Idalina Resina Rodrigues, em entrevista à Rádio Universitária da Paraíba-FM, quando esteve em João Pessoa, em 1986, fez o seguinte comentário: "Quando apareceu na nossa televisão (RTP) a telenovela brasileira que, se não me engano, foi a "Gabriela", imediatamente se notou que o entusiasmo era enorme e que as pessoas não queriam ser incomodadas tanto por telefone quanto pessoalmente naquele horário em que passa a "Gabriela".

 No verão de 86, estive em Portugal e aproveitei a oportunidade para fazer algumas observações sobre a recepção das telenovelas brasileiras pelos portugueses. Embora em caráter eventual, observamos esporadicamente as formas como algumas pessoas assistiam às telenovelas, em grupos ou individualmente.

 

Nos encontros dos cafés, costume tradicional português para tomar uma "bica" ou uma "imperial", nas feiras, nas festas religiosas e em outros eventos sociais encontramos pessoas comentando os acontecimentos das telenovelas. A presença de um brasileiro nesses locais,  era logo motivo de curiosidade para saber das últimas novidades da televisão.

Vereda Tropical e Corpo a Corpo, eram as duas telenovelas em exibição na RTP de segunda a sexta-feira. O programa "Viva o Gordo", foi outro grande sucesso de audiência aos domingos na RTP Canal 2 no horário nobre das 20 horas.

Os portugueses são fascinados pelos programas de televisão brasileira, ao ponto de incorporarem aos seus costumes valores da nossa cultura, inclusive no seu modo de falar e de escrever. Os programas não são dublados e expressões bem ao jeitinho brasileiro do humor satírico de "Viva o Gordo" encantavam os lusitanos, tais como: "o macaco tá certo"; "tá todo mundo enrolando"; "aproveite que tou calmo"; eram expressões usadas freqüentemente nas rodas de amigos e nas brincadeiras.

TV Maria, uma das mais populares revistas especializadas em assuntos televisivos, com uma tiragem média semanal de 260 mil exemplares, em 86 e atualmente em torno de 400 mil, fez o seguinte comentário na época sobre o programa 'Viva o Gordo': "Jô Soares continua a preencher o nosso serão com o seu humor recriando as figuras: "Dr. Caldeira" , "O ex-polícia político " , " O aproveita que eu estou calmo" , "O mafioso", "O domingão" , "Mme Jô Jô", "Vamos?" , "Pai da Dorileia" . (TV Maria, nº  404, agosto/86)

A mesma revista faz um comentário sobre a personagem "Silvana", representada pela atriz Lucélica Santos em "Vereda Tropical": "Lucélia Santos marca encontro conosco todos os dias em "Vereda Tropical",  desempenhando o papel de Silvana, "uma mulher danada, que vai à luta!". No seu quotidiano, ela "vira a mesa e segura as pontas" , como dizem os brasileiros, dedicando-se ao trabalho e ao filho. Lucélia Santos é também uma activista na esfera política e diz mesmo ter vontade de vir a formar um partido" . (TV Maria nº  400 julho/86).

Outras revistas especializadas em televisão têm surgido e com boa aceitação do público: "Tele Guia",  com  tiragem média de 35 mil exemplares;  "TV Guia", com  tiragem média de 260 mil exemplares; "TV Mais",   com uma tiragem média de 100 mil exemplares e "Jogos de Rádio",  todas revistas semanais. (não foi possível saber a tiragem média da revista Jogos de Rádio). A revista "TV Sete Dias", com uma tiragem média de 50 mil exemplares, traz na capa a foto de Ana (Débora Bloch) e Tiago (Edson Celulari) personagens da telenovela "Cambalacho" com a seguinte notícia: "segundo as sondagens recentemente feitas pela nossa revista apurámos um elevado número de audiência que assiste à telenovela brasileira "Cambalacho" .

Aproximando-nos do seu final, programado pela RTP para o início de setembro, resolvemos eleger os "mais" de "Cambalacho" . Neste momento a telenovela encontra-se numa situação em que toda a história inicial já está desenvolvida, mas não resolvida e ainda tudo pode acontecer. No fundo, é esta a " fórmula mágica" das telenovelas que consiste em " prender" o telespectador ao ecrã, o mais tempo possível" . (TV Sete Dias, nº17, agosto/87)

Em Portugal também existe o mesmo interesse dos telespectadores pela vida pessoal dos atores das telenovelas. Querem saber quem está casado com quem, quem está com aids, se  são ricos, onde moram e muitos outros detalhes,  o que favorece a um vasto mercado de notícias sobre as telenovelas e a vida pública (das personagens) e a privada (dos atores).

 

DADOS SOBRE AS REVISTAS:

 

IMPALA, Editora

REVISTA: MARIA

Editada em:  Lisboa - Portugal

Edição analisada: Nº  721 - semana de 2 a 8 de setembro de 1992

Preço do exemplar: 105$00 no continente

Tamanho:  15x20cm

Número de paginas: 85

Tiragem média: 400 mil exemplares

 

Na página 39, na secção "Caderno TV" traz uma reportagem da telenovela "Lua Cheia de Amor", com uma foto de Isabel (             ). Título da matéria: Wagner planeia raptar novamente a esposa: Isabel assina os documentos do divórcio.

 

 

Texto de abertura da matéria: "Conrado pede a Leandro que descubra quem é que enganou Augusto. Por seu lado, o autor da fraude, Wagner, planeia raptar novamente Isabel e levá-la para o estrangeiro. enquanto isso, esta assina os papéis da separação litigiosa e pede ao advogado para não se encontrar com Wagner. Depois de fazerem as pazes, Conrado e Laís decidem contrair novamente matrimónio" .

Nas páginas 46/47 temos o resumo dos capítulos da telenovela "Meu Bem Meu Mal", de 2ª  a 6ª  no Canal 1/RTP. Episódio nº 67, quinta dia 03-09-92. título do resumo: ANA MARIA ESTÁ GRÁVIDA. Episódio nº 68, 6ª feira dia 04-09-92, título do resumo: AGEMIRO SAI DA PRISÃO. Episódio nº 69, 2ª feira dia 07-09-92, título do resumo: MARCO ANTÔNIO ENFERMA ISADORA.  Episódio nº 70, 3ª feira dia 08-09-92, resumo: EDUARDO E VITÓRIA FAZEM AMOR.  Episódio nº 71, 4ª feira dia 09-09-92, título do resumo: VALENTINA DESCOBRE O ROMANCE DO MARIDO. Em seguida para chamar atenção dos leitores a revista publica os ponto chaves dos próximos episódios: AGEMIRO AMEAÇA FELIPE; VALENTINA MATA ANA MARIA; ISADORA ENGANA ANDRÉ.

A revista "Maria" é estruturada em secções que seguem uma ordem de interesses dos seus leitores. Em destaque: Isabel Pantoja: (cantora espanhola) "de cantora a actriz", pagina 1. Eles são notícia,  secção dedicada a notícias rápidas sobre os mais famosos do cinema e televisão, páginas 2, 3 e 4. Comportamento, secção que trata de assuntos sobre a "Arte de Amar", paginas 8, 9, 10, 11 e 12. Sexualidade, uma matéria sobre a importância do beijo no ato sexual. "O beijo um dos gestos mais bonitos e mais importantes no amor",  páginas 14,15 e 16. Também são destaques a saúde e o corpo feminino na secção Especial. Na secção Em destaque, uma matéria com  o ator Mel Gibson (Americano) e sua família. Secções com Horóscopo;  Contos da semana;  Do mundo para si; Teste; Diário de Maria: para ela;  páginas 71 a 78; Beleza e Fichas de cozinha. Quanto aos espaços de propaganda são dedicados, a sua maioria, a produtos femininos e aos concursos.

 

 

 

ORIENTE PUBLICAÇÕES,  Editora

REVISTA: JOGOS DE RÁDIO

Editada em: Lisboa - Portugal

Revista Analisada: Nº 98 - Semana  27 de julho de 1994

Preço: 110$00 por exemplar no continente

Tamanho: 15x20cm

Número de páginas: 62

Tiragem média: não foi possível saber.

 

A telenovela "Fera Ferida" é matéria de capa da revista e com destaque para o seu final que ocorreu no dia 15 de julho no Brasil.

A revista é estruturada da seguinte forma: Telenovela; Reportagem; Rádio Destaques; Figuras da Rádio; Música na Rádio e Desportivamente.

A revista e voltada mais ao público do rádio, o  nome da publicação indica o seu principal objetivo. No entanto, podemos afirmar que a maioria dos   ouvintes de rádio são também telespectadores e têm interesses pelos assuntos das telenovelas. Como no Brasil, as emissoras de rádio em Portugal, na programação,  dedicam espaços às notícias das telenovelas.

Nas páginas 4, 5, 6 e  7  a matéria sobre o final de "Fera Ferida":

 

Título: "Fera Ferida", um final feliz

Texto de abertura:  "A telenovela "Fera Ferida", transmitida na RTP, acabou no passado dia 15 de julho no Brasil. Com o fim previsto para setembro, em Portugal, a "JR" espreitou as origens e o último episódio daquela telenovela e conta-lhe tudo."

 

São destaques o fim de cada personagem. Camila; a estrela da cidade; Frida: feliz para sempre; Linda Inês: vai viver para um castelo; Isoldinha: a transformação total;  Bentes: é morto; Rubra Rosa: a prefeita; Numa: foge com um homem; Ilka Tibiriçá: a alegria do casamento; Salustiana: a sobrevivente; Afonso Henriques: a contemplar as estrelas  e Maria dos Remédios; fica com Gusmão. São informações com o objetivo despertar a curiosidade dos telespectadores. Quem acompanha as telenovelas vai entender perfeitamente o que significa por exemplo: "Remédios: fica com Gusmão:  Maria dos Remédios recebe em sua mercearia a visita de Gusmão que lhe traz uma proposta. O ex-seguidor do alquimista Flamel diz que vai regressar à capital e pergunta à rapariga se não quer acompanhá-lo.(...)"

O texto analisa comparativamente os escândalos de Tubiacanga com os anões da comissão do orçamento no Brasil. "Tubiacanga é uma cidade fracassada. A viver à sombra de melhores dias já passados, é uma cidade de políticos corruptos que o Brasil passou a conhecer  por "anõezinhos de Tubiacanga" , devido aos escândalos recentes e idênticos vividos naquele país.(...) Major Bentes, Demóstenes, Numa e Praxedes. eles são mentirosos e corruptos profissionais. Uma telenovela em tom de farsa."

 

Nas páginas 27 a 34 o leitor vai encontrar a programação da TV, correspondente a semana de 26 de junho a 1 de julho. Na RTP, Canal 1 de segunda a sexta feria são exibidas as telenovelas: Perigosas Perus as 12h00, Ana Raio e Zé Trovão (da Rede Manchete)  as 18h15 e Fera Ferida as 20h35. Na Rede SIC, as 13h20 era exibida a telenovela Salvador da Pátria, cujo título em Portugal  era Sassá Mutema; as 17h20  Paraíso e as 20h50 Mulheres de Areia. Eram seis telenovelas brasileiras em exibição nos dois principais canais de televisão, uma verdadeira guerra pela a audiência. Nesta guerra as redes de televisão, as revistas e os anunciantes promovem concursos com prêmios milionários. (televisores, máquina de lavar roupa, louças, automóveis e imóveis etc).

Na secção "Telenovelas",  nas páginas 35 a 37 traz os resumos dos capítulos (episódios)  da semana. O leitor poderá acompanhar diariamente  os capítulos das telenovelas com o conhecimento prévio das principais  cenas.

TV GUIA,  Editora

REVISTA: TV GUIA

Editada em: Lisboa - Portugal

Revista analisada: nº 810 semana de 13 a 19 de agosto de 1994

Tamanho: 20x27

Preço: 200$00 por exemplar no continente

Número de páginas: 114

Tiragem média: 260 mil exemplares

 

A revista "TV Guia", também destaca a telenovela "Fera Ferida"  com matéria de capa trazendo uma foto da atriz Cássia Kiss  (Ilka Tibiriçá ).  E a estréia da telenovela "Sonho Meu" na SIC.

A revista está distribuída nas seguintes secções: Curtas; TV Indiscretas; TV  Novidades; Reportagem; Curtas do Brasil;  Telenovelas; Horóscopos; Filmes na TV;  Em Foco.

Com o título: "Contra a impotência de Ataliba: as iguarias de Ilka.

Texto de abertura da matéria: "receitas contra a impotência sempre as houve. Se não resultam de facto servem, pelo menos, para enriquecer a gastronomia popular."

A reportagem, nas páginas de 12 a 14,  trata da polêmica sobre o uso de ervas e outros ingredientes em receitas contra a impotência. São opiniões diversas sobre o assunto, a eficácia ou não das receitas de Ilka Tibiriçá.

  Curtas do Brasil; são notícias enviadas  pela correspondente Maria Eugênia Labouriau sobre as atividades dos atores e atrizes  na TV ou na vida privada. Nesta revista são notícias: Glória Pires (a possibilidade de interpretar Elis Regina em uma mini-série sobre a vida da cantora e que será produzida pela TV Globo); Ewerton de Castro (notícia uma tournée pela Europa  em férias do ator,  Gusmão de Fera Ferida). Marcos Frota (notícia sobre a morte de sua esposa e de sua volta a TV depois de seis meses afastado. Da sua paixão por circo e a estréia do seu circo em Lisboa/agosto de 94); Malu Mader (a volta da atriz a TV no especial, "A Comédia da Minha Vida Privada", dirigida por Guel Arraes);  José Mayer (notícia sobre a sua preocupação ou não de ficar com os cabelos brancos); Paloma Duarte (que desempenhou a personagem Teca, em Renascer tem feito muito sucesso na "pele" de Amanda, na nova telenovela da SIC, Tropicaliente); Maitê Proença ( Parecem ter chegado ao fim as especulações sobre a vinda de Maitê Proença a Portugal. "Ao contrário do que foi noticiado, a actriz mudou de plano e decidiu ficar mesmo no Brasil, dando assim, continuidade à peça Confissões de Mulheres de 30") e Miguel Falabella (o ator gostaria de ter interpretado O Primo Basílio. "Acho que o teria feito divinamente").

 

 

Na página 33,  o destaque fica para a estréia de "Sonho Meu".

 

Título : "Sonho Meu", uma vida de pesadelo.

Texto de abertura: "Ambição, paixões cruzadas e muita emoção é o que promete esta nova telenovela da SIC.  No elenco,  muitos actores já nossos conhecidos".

Para reforçar o  texto de abertura a matéria traz em destaque o perfil de cada personagem  que o representa na telenovela, ou seja, um "QUEM É QUEM" na telenovela.

A secção "Telenovela", nas páginas 34 e 35 o leitor poderá encontrar o resumo de "Fera Ferida" e  "Perigosas Peruas". Nas páginas 38 e 39 os resumos de "Tropicalente" e  "Mulheres de Areia" .

Programação de 2ª a  6ª feira às 20h30 - Canal 1. - "Fera Ferida":

"Remédios volta para Chico, mas diz-lhe que nunca mais dormirá com ele. Cassi Jones procura a urna com ouro em pó, na casa do major. Perla promete vingar-se de Edevaldo". "Querubina fala com Chico; Remédios volta para casa; Dulcineide vê Flamel nu; Orestes tem sensação má; Gusmão prova que foi major", são títulos dos resumos da semana.

 

Programação de 2ª  a  6ª feira às  12h00 - SIC  - "TROPICALIENTE".

"Ramiro e Letícia fazem negócios, mas Serena fica desconfiada. Adrenalina sente-se mal e desmaia. Franchico prepara o jogo de futebol".

 

Programação de 2ª  a  6ª feira  às  17h20  -  SIC  - "PARAÍSO".

"Marcos morre num desastre de avião. Maria Rosa dá à luz um rapaz. Zé Eleutério chega a tempo de "salvar" Santinha do casamento com Otávio".

 

Programação de 2ª  a  6ª feira  as 20h40  - SIC  -  "MULHERES DE AREIA".

"Raquel desmaia ao ser esbofeteada por  Tonho da Lua. Malú e Alaor reconciliam-se, Arlete e Sampaio decidem casa. Carola fica noiva de Zé Luís".

"Tonho Agride Raquel; Helena Termina namoro; Ruth repreende a irmã; Alaor acusa Malú; Clarita deixa Virgílio", títulos dos resumos da semana. 

No final da matéria na parte inferior da pagina, 39 vem uma chamada sobre os próximos capítulos da semana seguinte. Desta forma o leitor poderá acompanhar os capítulos das telenovelas pelas revistas e tenta confirma pela TV.

É uma maneira de condicionar os aficionados a acompanhar as telenovelas, também pelas revistas.

Por último na secção,  "Em Foco", o destaque é para uma entrevista com o dramaturgo brasileiro Doc Comparado, o novo assessor de criação do Canal 4.

"Fera Ferida, Sonho Meu e Tropicaliente, ainda em exibição, estrearam em Portugal, quando ainda eram  exibidas mo Brasil. Os lusitanos, agora não esperam por muito tempo para assistirem as telenovelas apresentadas mais recentemente para os brasileiros.

 

 

 

III.  ÚLTIMO CAPÍTULO

 

Portugal é um país que ainda não tem uma produção nacional de programas televisivos que possa atender o mercado interno, é portanto um consumidor de programas estrangeiros. como afirma Balsemão: "Mal por mal, é preferível conservar a liberdade de adquirir bom e barato produto americano ou brasileiro, australiano ou canadiano, a ser forçado, para preencher a quota, a comprar mau e caro produto europeu (leia-se; produto de um dos quatro ou cinco países grandes produtores na Europa)."(5)

Neste filão mercadológico  estão em primeiro lugar as telenovelas da Rede Globo, que entre outras vantagens dispõem de avançada técnica nas suas produções, o que as torna mais competitivas no comércio exterior. Como nos países de língua portuguesa não há   necessidade de dublagem, elas se tornam um produto de baixo custo  e com retorno lucrativo.

"A nova hollywood; os brasileiros descobriram o segredo de produzir sonhos altamente lucrativos a um ritmo vertiginoso". Título de uma matéria sobre as telenovelas na "A Revista", encarte do jornal "Expresso" sábado, 25 de setembro de 1993.

As telenovelas estão sempre entre os cinco primeiros programas de audiência da televisão portuguesa: "Fera Feria", no período de 25 a 31 de julho, ainda nos primeiros dias de sua estréia já era o terceiro em audiência, 44,5%, ficando atrás apenas do Jornal da Tarde com 72,3% e Perdoa-me com 50,6%.

No Canal 1. "Mulheres de Areia", no mesmo período, que exibia na Rede SIC teve uma audiência de 42,0%, também ficando em terceiro lugar. (Fonte: revista TV Guia/94).

Na pesquisa de audiência realizada pela revista  "TV MAIS",   no período de 1 a 7 de agosto/94, "Mulheres de Areia", ficou em primeiro lugar no dia 2 de agosto como uma audiência média de 14,7% na SIC.  "Fera Ferida",  ficou em primeiro lugar no Canal 1/RTP, com uma audiência média de 13,8%. Na classificação nacional "Mulheres de Areia" manteve-se em primeiro lugar com os 14,7% e "Fera Ferida", em quarto  com os 13,8%. Ficando atrás dos programas "Ora Bolas! Marina e Mini Chuva de Estrelas". (Fonte: AGB Portugal TV Mais Nº 81/agosto/94.)

A televisão atualmente passa a ser um importante veículo de intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal e os demais países de língua portuguesa. Este fluxo se processa com maior intensidade do Brasil para Europa Ibérica e cabendo as telenovelas maior responsabilidade por esta circulação dos bens culturais brasileiros para outras partes do mundo. (6)

As revistas analisadas,  "Maria, Jogos de Rádio e TV Guia", são dirigidas principalmente para o público feminino e se caracterizam como revistas de entretenimento tornando-se colaboradoras da construção dos  olímpianos representados na televisão.

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

 

 

1.MELO, José Marques de. As telenovelas da Globo: produção e exportação. São Paulo, Summus, 1988.

2.O ranking das telenovelas. In: Revista Imprensa, nº 85, Ano VIII, outubro/94 (entrevista com Anamaria Fadul)

3.TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. A TV Globo em duas comunidades rurais    da Paraíba. Dissertação de Mestrado. UFRPE, Recife, 1987

4.MELO, José Marques de. op.cit.

5.BALSEMÃO, Francisco Pinto. O serviço público de televisão na  Europa  e em Portugal. In: Revista de Comunicação e Linguagens. CECL, Lisboa, 1989.

6.KUNSCH, Margarida M. Krohling. Fluxos informativos e culturais entre a América Latina e a Europa Ibérica.  In: Comunicação e Sociedade 20. São Paulo,