AS NOTÍCIAS DAS
TELENOVELAS DA GLOBO NAS REVISTAS PORTUGUESAS "MARIA", "TV GUIA"
e "JOGOS DE RÁDIO"
Osvaldo Meira Trigueiro, Universidade Federal da Paraíba
I. AS TELENOVELAS COMO UM
NEGÓCIO DA CHINA
Nos últimos dez
anos estamos desenvolvendo estudos sobre a recepção da programação televisiva
em determinados grupos sociais, especialmente em comunidades rurais e urbanas
no Estado da Paraíba, no Nordeste brasileiro.
Nos anos 60, o
rádio teve grande penetração nas áreas rurais passando a ser um dos mais
importantes veículos de comunicação superando, inclusive, a questão do fator
tempo e o analfabetismo, que tem índices bastante altos na região nordestina.
Atualmente é a
televisão que vem ganhando espaços significativos nesta região. Sua penetração
nos mais longínquos locais do interior do Nordeste, onde a grande maioria da
sua população usa as experiências dos seus antepassados nas suas práticas
cotidianas, que são transmitidas através da oralidade. Com a chegada da
televisão, essas práticas tradicionais passam a conviver com os novos valores
produzidos por uma outra sociedade e que são veiculados pelos meios de
comunicação de massa.
O rádio e a
televisão são dois poderosos instrumentos de difusão da indústria cultural e
com forte influência na formação da população brasileira e que penetram nas
manifestações culturais locais com os seus novos valores sociais.
As telenovelas são programas de grande
audiência da televisão brasileira e têm contribuído em muito para uma série de
mudanças nos hábitos da população do país. A telenovela das dezenove horas, que
coincide geralmente com o horário do jantar da grande parte dos brasileiros e
que estão fazendo as suas refeições diante do televisor, "com um olho na
mesa e outro na TV ". É comum se marcar os encontros para antes ou depois
das telenovelas, visitas no horário das telenovelas são incômodas e muitas
outras modificações ocorreram depois que a televisão se estabeleceu como o mais
importante veículo de informação e de entretenimento no Brasil.
A Rede Globo, é a
emissora de maior penetração no país e Conseqüentemente tem maior audiência de
público. São mais de 20 horas de programação diária, com uma rede de 85
emissoras e retransmissorasespalhadas pelo país, com uma audiência média de 80
milhões de telespectadores e com a maior fatia do mercado publicitário. É sem
duvida alguma a rede de televisão que tem nas suas telenovelas, o responsável
por grande parte dos seus lucros e por uma série de costumes e modas que
influenciam o cotidiano dos brasileiros. (1)
Este gênero de
ficção já está incorporado aos padrões culturais da sociedade brasileira, não
podendo deixar de ser estudado como um produto de consumo cultural e analisado
de um ponto de vista mais " sociológico do que estético ", como
afirma Fadul. A Rede Globo é responsável por 37% das telenovelas produzidas no
Brasil. (2)
As telenovelas
têm uma audiência diária de 40 milhões de telespectadores, porém em
determinadas situações chegam a ultrapassar os 50 milhões como foi o caso da
telenovela Roque Santeiro que teve uma audiência de 75%, significa que 60
milhões de pessoas assistiram a telenovela. Dancing Days; com 64% e Pai Herói
com 65%, isso só para citar algumas das mais destacáveis. (3)
II. A VOLTA AO MUNDO PELAS
TELENOVELAS DA GLOBO
As telenovelas da
Rede Globo não influenciam apenas o comportamento dos brasileiros. Estão
influenciando nos costumes dos habitantes de vários países da Europa, África e da
América Latina. Sentindo a necessidade de conquistar o mercado exterior a RGT
cria a sua Divisão Internacional com o objetivo de comercializar os seus
programas para o mercado de exportação, principalmente as telenovelas que são
responsáveis por cerca de 95% desse mercado.
Atualmente mais de 120 países compram programas da emissora. A telenovela Escrava Isaura, que
já foi vendida para 67 países é uma das mais exibidas em todo mundo e obteve
audiência recorde na China, Polônia e em Cuba. Sinhá Moça em 56 países; A
Sucessora em 34 países; Dancin Days em 44 países; Baila Comigo em 38 países.(4)
A telenovela
"Gabriela" foi grande sucesso de audiência na Rádio e Televisão
Portuguesa-RTP, em 1975 abrindo as portas da RGT para o mercado de exportação
da sua produção. A aceitação das telenovelas foi tão favorável em Portugal que
gerou, nos primeiros momentos uma preocupação na classe artística lusitana com
relação a invasão desse novo produto cultural. As telenovelas brasileiras
estavam ocupando os espaços de trabalho dos produtores e atores portugueses.
A reboque das
telenovelas, passaram a ser mais freqüentes as apresentações de peças de teatro
com os atores "globais", assim como espetáculos de Shows musicais com
cantores das trilhas sonoras de sucesso das telenovelas.
A ensaísta e
professora universitária portuguesa Idalina Resina Rodrigues, em entrevista à
Rádio Universitária da Paraíba-FM, quando esteve em João Pessoa, em 1986, fez o
seguinte comentário: "Quando
apareceu na nossa televisão (RTP) a telenovela brasileira que, se não me
engano, foi a "Gabriela", imediatamente se notou que o entusiasmo era
enorme e que as pessoas não queriam ser incomodadas tanto por telefone quanto
pessoalmente naquele horário em que passa a "Gabriela".
No verão de 86,
estive em Portugal e aproveitei a oportunidade para fazer algumas observações
sobre a recepção das telenovelas brasileiras pelos portugueses. Embora em
caráter eventual, observamos esporadicamente as formas como algumas pessoas
assistiam às telenovelas, em grupos ou individualmente.
Nos encontros dos
cafés, costume tradicional português para tomar uma "bica" ou uma
"imperial", nas feiras, nas festas religiosas e em outros eventos
sociais encontramos pessoas comentando os acontecimentos das telenovelas. A
presença de um brasileiro nesses locais,
era logo motivo de curiosidade para saber das últimas novidades da
televisão.
Vereda Tropical e
Corpo a Corpo, eram as duas telenovelas em exibição na RTP de segunda a
sexta-feira. O programa "Viva o Gordo", foi outro grande sucesso de
audiência aos domingos na RTP Canal 2 no horário nobre das 20 horas.
Os portugueses
são fascinados pelos programas de televisão brasileira, ao ponto de
incorporarem aos seus costumes valores da nossa cultura, inclusive no seu modo
de falar e de escrever. Os programas não são dublados e expressões bem ao
jeitinho brasileiro do humor satírico de "Viva o Gordo" encantavam os
lusitanos, tais como: "o macaco tá certo"; "tá todo mundo
enrolando"; "aproveite que tou calmo"; eram expressões usadas freqüentemente
nas rodas de amigos e nas brincadeiras.
TV Maria, uma das
mais populares revistas especializadas em assuntos televisivos, com uma tiragem
média semanal de 260 mil exemplares, em 86 e atualmente em torno de 400 mil,
fez o seguinte comentário na época sobre o programa 'Viva o Gordo': "Jô Soares continua a preencher o
nosso serão com o seu humor recriando as figuras: "Dr. Caldeira" ,
"O ex-polícia político " , " O aproveita que eu estou
calmo" , "O mafioso", "O domingão" , "Mme Jô
Jô", "Vamos?" , "Pai da Dorileia" . (TV Maria, nº 404, agosto/86)
A mesma revista
faz um comentário sobre a personagem "Silvana", representada pela
atriz Lucélica Santos em "Vereda Tropical": "Lucélia Santos marca encontro conosco todos os dias em
"Vereda Tropical", desempenhando
o papel de Silvana, "uma mulher danada, que vai à luta!". No seu
quotidiano, ela "vira a mesa e segura as pontas" , como dizem os
brasileiros, dedicando-se ao trabalho e ao filho. Lucélia Santos é também uma
activista na esfera política e diz mesmo ter vontade de vir a formar um
partido" . (TV Maria nº 400
julho/86).
Outras revistas
especializadas em televisão têm surgido e com boa aceitação do público: "Tele Guia", com
tiragem média de 35 mil exemplares; "TV Guia", com tiragem média de 260 mil exemplares; "TV Mais", com uma tiragem média de 100 mil
exemplares e "Jogos de
Rádio", todas revistas
semanais. (não foi possível saber a tiragem média da revista Jogos de Rádio). A revista "TV Sete Dias", com uma
tiragem média de 50 mil exemplares, traz na capa a foto de Ana (Débora Bloch) e
Tiago (Edson Celulari) personagens da telenovela "Cambalacho" com a
seguinte notícia: "segundo as
sondagens recentemente feitas pela nossa revista apurámos um elevado número de
audiência que assiste à telenovela brasileira "Cambalacho" .
Aproximando-nos do seu final, programado pela RTP
para o início de setembro, resolvemos eleger os "mais" de
"Cambalacho" . Neste momento a telenovela encontra-se numa situação
em que toda a história inicial já está desenvolvida, mas não resolvida e ainda
tudo pode acontecer. No fundo, é esta a " fórmula mágica" das
telenovelas que consiste em " prender" o telespectador ao ecrã, o
mais tempo possível" . (TV Sete Dias, nº17, agosto/87)
Em Portugal
também existe o mesmo interesse dos telespectadores pela vida pessoal dos
atores das telenovelas. Querem saber quem está casado com quem, quem está com
aids, se são ricos, onde moram e muitos
outros detalhes, o que favorece a um
vasto mercado de notícias sobre as telenovelas e a vida pública (das
personagens) e a privada (dos atores).
DADOS SOBRE AS REVISTAS:
IMPALA, Editora
REVISTA: MARIA
Editada em: Lisboa - Portugal
Edição analisada:
Nº 721 - semana de 2 a 8 de setembro de
1992
Preço do
exemplar: 105$00 no continente
Tamanho: 15x20cm
Número de
paginas: 85
Tiragem média:
400 mil exemplares
Na página 39, na
secção "Caderno TV" traz uma reportagem da telenovela "Lua Cheia
de Amor", com uma foto de Isabel ( ). Título da matéria: Wagner planeia raptar novamente
a esposa: Isabel assina os documentos do divórcio.
Texto de abertura
da matéria: "Conrado pede a Leandro
que descubra quem é que enganou Augusto. Por seu lado, o autor da fraude,
Wagner, planeia raptar novamente Isabel e levá-la para o estrangeiro. enquanto isso,
esta assina os papéis da separação litigiosa e pede ao advogado para não se
encontrar com Wagner. Depois de fazerem as pazes, Conrado e Laís decidem
contrair novamente matrimónio" .
Nas páginas 46/47
temos o resumo dos capítulos da telenovela "Meu Bem Meu Mal", de
2ª a 6ª no Canal 1/RTP. Episódio nº 67, quinta dia 03-09-92. título do
resumo: ANA MARIA ESTÁ GRÁVIDA. Episódio nº 68, 6ª feira dia 04-09-92, título
do resumo: AGEMIRO SAI DA PRISÃO. Episódio nº 69, 2ª feira dia 07-09-92, título
do resumo: MARCO ANTÔNIO ENFERMA ISADORA.
Episódio nº 70, 3ª feira dia 08-09-92, resumo: EDUARDO E VITÓRIA FAZEM
AMOR. Episódio nº 71, 4ª feira dia
09-09-92, título do resumo: VALENTINA DESCOBRE O ROMANCE DO MARIDO. Em seguida
para chamar atenção dos leitores a revista publica os ponto chaves dos próximos
episódios: AGEMIRO AMEAÇA FELIPE; VALENTINA MATA ANA MARIA; ISADORA ENGANA
ANDRÉ.
A revista
"Maria" é estruturada em secções que seguem uma ordem de interesses
dos seus leitores. Em destaque: Isabel Pantoja: (cantora espanhola) "de
cantora a actriz", pagina 1. Eles são notícia, secção dedicada a notícias rápidas sobre os mais famosos do
cinema e televisão, páginas 2, 3 e 4. Comportamento, secção que trata de assuntos
sobre a "Arte de Amar", paginas 8, 9, 10, 11 e 12. Sexualidade, uma
matéria sobre a importância do beijo no ato sexual. "O beijo um dos gestos mais bonitos e mais importantes no
amor", páginas 14,15 e 16.
Também são destaques a saúde e o corpo feminino na secção Especial. Na secção
Em destaque, uma matéria com o ator Mel
Gibson (Americano) e sua família. Secções com Horóscopo; Contos da semana; Do mundo para si; Teste; Diário de Maria: para ela; páginas 71 a 78; Beleza e Fichas de cozinha.
Quanto aos espaços de propaganda são dedicados, a sua maioria, a produtos
femininos e aos concursos.
ORIENTE
PUBLICAÇÕES, Editora
REVISTA: JOGOS DE
RÁDIO
Editada em:
Lisboa - Portugal
Revista
Analisada: Nº 98 - Semana 27 de julho
de 1994
Preço: 110$00 por
exemplar no continente
Tamanho: 15x20cm
Número de páginas:
62
Tiragem média:
não foi possível saber.
A telenovela
"Fera Ferida" é matéria de capa da revista e com destaque para o seu
final que ocorreu no dia 15 de julho no Brasil.
A revista é
estruturada da seguinte forma: Telenovela; Reportagem; Rádio Destaques; Figuras
da Rádio; Música na Rádio e Desportivamente.
A revista e
voltada mais ao público do rádio, o
nome da publicação indica o seu principal objetivo. No entanto, podemos
afirmar que a maioria dos ouvintes de
rádio são também telespectadores e têm interesses pelos assuntos das
telenovelas. Como no Brasil, as emissoras de rádio em Portugal, na
programação, dedicam espaços às
notícias das telenovelas.
Nas páginas 4, 5,
6 e 7
a matéria sobre o final de "Fera Ferida":
Título:
"Fera Ferida", um final feliz
Texto de
abertura: "A telenovela "Fera Ferida", transmitida na RTP, acabou
no passado dia 15 de julho no Brasil. Com o fim previsto para setembro, em
Portugal, a "JR" espreitou as origens e o último episódio daquela
telenovela e conta-lhe tudo."
São destaques o
fim de cada personagem. Camila; a estrela
da cidade; Frida: feliz para sempre;
Linda Inês: vai viver para um castelo; Isoldinha: a transformação total; Bentes: é
morto; Rubra Rosa: a prefeita; Numa:
foge com um homem; Ilka Tibiriçá: a alegria do casamento; Salustiana: a sobrevivente; Afonso Henriques: a contemplar as estrelas e Maria dos Remédios; fica com Gusmão. São informações com o objetivo despertar a
curiosidade dos telespectadores. Quem acompanha as telenovelas vai entender
perfeitamente o que significa por exemplo: "Remédios: fica com
Gusmão: Maria dos Remédios recebe em
sua mercearia a visita de Gusmão que lhe traz uma proposta. O ex-seguidor do
alquimista Flamel diz que vai regressar à capital e pergunta à rapariga se não
quer acompanhá-lo.(...)"
O texto analisa
comparativamente os escândalos de Tubiacanga com os anões da comissão do
orçamento no Brasil. "Tubiacanga é uma cidade fracassada. A viver à sombra
de melhores dias já passados, é uma cidade de políticos corruptos que o Brasil
passou a conhecer por "anõezinhos
de Tubiacanga" , devido aos escândalos recentes e idênticos vividos
naquele país.(...) Major Bentes, Demóstenes, Numa e Praxedes. eles são
mentirosos e corruptos profissionais. Uma telenovela em tom de farsa."
Nas páginas 27 a
34 o leitor vai encontrar a programação da TV, correspondente a semana de 26 de
junho a 1 de julho. Na RTP, Canal 1 de segunda a sexta feria são exibidas as
telenovelas: Perigosas Perus as 12h00, Ana Raio e Zé Trovão (da Rede Manchete) as 18h15 e Fera Ferida as 20h35. Na Rede
SIC, as 13h20 era exibida a telenovela Salvador da Pátria, cujo título em
Portugal era Sassá Mutema; as
17h20 Paraíso e as 20h50 Mulheres de
Areia. Eram seis telenovelas brasileiras em exibição nos dois principais canais
de televisão, uma verdadeira guerra pela a audiência. Nesta guerra as redes de
televisão, as revistas e os anunciantes promovem concursos com prêmios
milionários. (televisores, máquina de lavar roupa, louças, automóveis e imóveis
etc).
Na secção
"Telenovelas", nas páginas 35
a 37 traz os resumos dos capítulos (episódios)
da semana. O leitor poderá acompanhar diariamente os capítulos das telenovelas com o
conhecimento prévio das principais
cenas.
TV GUIA, Editora
REVISTA: TV GUIA
Editada em: Lisboa
- Portugal
Revista
analisada: nº 810 semana de 13 a 19 de agosto de 1994
Tamanho: 20x27
Preço: 200$00 por
exemplar no continente
Número de
páginas: 114
Tiragem média:
260 mil exemplares
A revista
"TV Guia", também destaca a telenovela "Fera Ferida" com matéria de capa trazendo uma foto da
atriz Cássia Kiss (Ilka Tibiriçá
). E a estréia da telenovela
"Sonho Meu" na SIC.
A revista está
distribuída nas seguintes secções: Curtas; TV Indiscretas; TV Novidades; Reportagem; Curtas do
Brasil; Telenovelas; Horóscopos; Filmes
na TV; Em Foco.
Com o título:
"Contra a impotência de Ataliba: as iguarias de Ilka.
Texto de abertura
da matéria: "receitas contra a impotência sempre as houve. Se não resultam
de facto servem, pelo menos, para enriquecer a gastronomia popular."
A reportagem, nas
páginas de 12 a 14, trata da polêmica
sobre o uso de ervas e outros ingredientes em receitas contra a impotência. São
opiniões diversas sobre o assunto, a eficácia ou não das receitas de Ilka Tibiriçá.
Curtas do Brasil; são notícias enviadas pela correspondente Maria Eugênia Labouriau
sobre as atividades dos atores e atrizes
na TV ou na vida privada. Nesta revista são notícias: Glória Pires (a
possibilidade de interpretar Elis Regina em uma mini-série sobre a vida da
cantora e que será produzida pela TV Globo); Ewerton de Castro (notícia uma
tournée pela Europa em férias do
ator, Gusmão de Fera Ferida). Marcos
Frota (notícia sobre a morte de sua esposa e de sua volta a TV depois de seis
meses afastado. Da sua paixão por circo e a estréia do seu circo em
Lisboa/agosto de 94); Malu Mader (a volta da atriz a TV no especial, "A
Comédia da Minha Vida Privada", dirigida por Guel Arraes); José Mayer (notícia sobre a sua preocupação
ou não de ficar com os cabelos brancos); Paloma Duarte (que desempenhou a
personagem Teca, em Renascer tem feito muito sucesso na "pele" de
Amanda, na nova telenovela da SIC, Tropicaliente); Maitê Proença ( Parecem ter
chegado ao fim as especulações sobre a vinda de Maitê Proença a Portugal. "Ao
contrário do que foi noticiado, a actriz mudou de plano e decidiu ficar mesmo
no Brasil, dando assim, continuidade à peça Confissões de Mulheres de 30")
e Miguel Falabella (o ator gostaria de ter interpretado O Primo Basílio.
"Acho que o teria feito divinamente").
Na página
33, o destaque fica para a estréia de
"Sonho Meu".
Título :
"Sonho Meu", uma vida de pesadelo.
Texto de
abertura: "Ambição, paixões cruzadas e muita emoção é o que promete esta
nova telenovela da SIC. No elenco, muitos actores já nossos conhecidos".
Para reforçar
o texto de abertura a matéria traz em
destaque o perfil de cada personagem
que o representa na telenovela, ou seja, um "QUEM É QUEM" na
telenovela.
A secção
"Telenovela", nas páginas 34 e 35 o leitor poderá encontrar o resumo
de "Fera Ferida" e
"Perigosas Peruas". Nas páginas 38 e 39 os resumos de
"Tropicalente" e
"Mulheres de Areia" .
Programação de 2ª
a 6ª feira às 20h30 - Canal 1. -
"Fera Ferida":
"Remédios volta para Chico, mas diz-lhe que
nunca mais dormirá com ele. Cassi Jones procura a urna com ouro em pó, na casa
do major. Perla promete vingar-se de Edevaldo". "Querubina
fala com Chico; Remédios volta para casa; Dulcineide vê Flamel nu; Orestes tem
sensação má; Gusmão prova que foi major", são títulos dos resumos da semana.
Programação de
2ª a
6ª feira às 12h00 - SIC - "TROPICALIENTE".
"Ramiro e Letícia fazem negócios, mas Serena
fica desconfiada. Adrenalina sente-se mal e desmaia. Franchico prepara o jogo
de futebol".
Programação de
2ª a
6ª feira às 17h20
- SIC - "PARAÍSO".
"Marcos morre num desastre de avião. Maria Rosa
dá à luz um rapaz. Zé Eleutério chega a tempo de "salvar" Santinha do
casamento com Otávio".
Programação de
2ª a
6ª feira as 20h40 - SIC
- "MULHERES DE AREIA".
"Raquel desmaia ao ser esbofeteada por Tonho da Lua. Malú e Alaor reconciliam-se,
Arlete e Sampaio decidem casa. Carola fica noiva de Zé Luís".
"Tonho
Agride Raquel; Helena Termina namoro; Ruth repreende a irmã; Alaor acusa Malú;
Clarita deixa Virgílio", títulos dos resumos da semana.
No final da
matéria na parte inferior da pagina, 39 vem uma chamada sobre os próximos
capítulos da semana seguinte. Desta forma o leitor poderá acompanhar os
capítulos das telenovelas pelas revistas e tenta confirma pela TV.
É uma maneira de
condicionar os aficionados a acompanhar as telenovelas, também pelas revistas.
Por último na
secção, "Em Foco", o destaque
é para uma entrevista com o dramaturgo brasileiro Doc Comparado, o novo
assessor de criação do Canal 4.
"Fera
Ferida, Sonho Meu e Tropicaliente, ainda em exibição, estrearam em Portugal,
quando ainda eram exibidas mo Brasil.
Os lusitanos, agora não esperam por muito tempo para assistirem as telenovelas
apresentadas mais recentemente para os brasileiros.
III. ÚLTIMO CAPÍTULO
Portugal é um
país que ainda não tem uma produção nacional de programas televisivos que possa
atender o mercado interno, é portanto um consumidor de programas estrangeiros.
como afirma Balsemão: "Mal por mal, é
preferível conservar a liberdade de adquirir bom e barato produto americano ou
brasileiro, australiano ou canadiano, a ser forçado, para preencher a quota, a
comprar mau e caro produto europeu (leia-se; produto de um dos quatro ou cinco
países grandes produtores na Europa)."(5)
Neste filão
mercadológico estão em primeiro lugar
as telenovelas da Rede Globo, que entre outras vantagens dispõem de avançada
técnica nas suas produções, o que as torna mais competitivas no comércio
exterior. Como nos países de língua portuguesa não há necessidade de dublagem, elas se tornam um produto de baixo
custo e com retorno lucrativo.
"A nova
hollywood; os brasileiros descobriram o segredo de produzir sonhos altamente
lucrativos a um ritmo vertiginoso". Título de uma matéria sobre as
telenovelas na "A Revista", encarte do jornal "Expresso"
sábado, 25 de setembro de 1993.
As telenovelas
estão sempre entre os cinco primeiros programas de audiência da televisão
portuguesa: "Fera Feria", no período de 25 a 31 de julho, ainda nos
primeiros dias de sua estréia já era o terceiro em audiência, 44,5%, ficando
atrás apenas do Jornal da Tarde com 72,3% e Perdoa-me com 50,6%.
No Canal 1.
"Mulheres de Areia", no mesmo período, que exibia na Rede SIC teve
uma audiência de 42,0%, também ficando em terceiro lugar. (Fonte: revista TV
Guia/94).
Na pesquisa de
audiência realizada pela revista
"TV MAIS", no período
de 1 a 7 de agosto/94, "Mulheres de Areia", ficou em primeiro lugar
no dia 2 de agosto como uma audiência média de 14,7% na SIC. "Fera Ferida", ficou em primeiro lugar no Canal 1/RTP, com
uma audiência média de 13,8%. Na classificação nacional "Mulheres de
Areia" manteve-se em primeiro lugar com os 14,7% e "Fera
Ferida", em quarto com os 13,8%.
Ficando atrás dos programas "Ora Bolas! Marina e Mini Chuva de
Estrelas". (Fonte: AGB Portugal TV Mais Nº 81/agosto/94.)
A televisão
atualmente passa a ser um importante veículo de intercâmbio cultural entre o
Brasil e Portugal e os demais países de língua portuguesa. Este fluxo se processa
com maior intensidade do Brasil para Europa Ibérica e cabendo as telenovelas
maior responsabilidade por esta circulação dos bens culturais brasileiros para
outras partes do mundo. (6)
As revistas
analisadas, "Maria, Jogos de Rádio
e TV Guia", são dirigidas principalmente para o público feminino e se
caracterizam como revistas de entretenimento tornando-se colaboradoras da
construção dos olímpianos representados
na televisão.
BIBLIOGRAFIA
1.MELO,
José Marques de. As telenovelas da Globo: produção e exportação. São Paulo,
Summus, 1988.
2.O
ranking das telenovelas. In: Revista Imprensa, nº 85, Ano VIII, outubro/94
(entrevista com Anamaria Fadul)
3.TRIGUEIRO,
Osvaldo Meira. A TV Globo em duas comunidades rurais da Paraíba. Dissertação de Mestrado. UFRPE, Recife, 1987
4.MELO,
José Marques de. op.cit.
5.BALSEMÃO,
Francisco Pinto. O serviço público de televisão na Europa e em Portugal. In:
Revista de Comunicação e Linguagens. CECL, Lisboa, 1989.
6.KUNSCH, Margarida M. Krohling. Fluxos informativos e culturais entre a América Latina e a Europa Ibérica. In: Comunicação e Sociedade 20. São Paulo,